Marca Autêntica: o que é e como apresentar seus conceitos através do seu negócio

Ter uma marca autêntica é um dos objetivos do marketing atual. A autenticidade da sua empresa desperta transmite confiança aos seus consumidores. Sendo assim, é preciso mostrar que a sua marca tem uma personalidade, e é coerente com seus valores e propósitos.

Atualmente com o avanço da tecnologia e da comunicação, as empresas estão cada vez mais expostas no mundo virtual, sendo assim, elas precisam fazer com que suas marcas estejam sempre de acordo com o público que deseja cativar. Personalidade e princípios, alinhados à comunicação direta com o mercado, constroem uma marca autêntica.

Assim como uma pessoa autêntica, sua empresa precisa se mostrar conforme a sua essência, valores, identidade, e também suas vulnerabilidades, pois valorizar a autenticidade das marcas hoje em dia é uma transformação para o mercado. Quando pensamos no histórico do marketing, as empresas sempre tentaram passar uma imagem de perfeição sobre seus produtos ou serviços, porém, hoje em dia os consumidores são mais informados, e também, possuem muito mais opções disponíveis, se tornando cada vez mais fácil comparar uma marca com a outra.

 Hoje em dia, as marcas mais valorizadas são as que buscam mais aproximação com a realidade dos consumidores, e não uma negação dos problemas como antes, porque as marcas são feitas por pessoas, e pessoas se identificam com seus semelhantes, mesmo com toda a sua complexidade e imperfeições, tornando as empresas mais “humanas”.

De acordo com Philip Kotler, o Marketing 3.0 marcou essa mudança de percepção sobre o consumidor, que não é mais um alvo a ser atingido, mas um ser humano com quem as marcas precisam se relacionar, de igual para igual.

Dessa forma, os consumidores dão preferência em se aproximar de marcas que estejam próximas aos seus valores pessoais, fazendo com que as grandes empresas desçam dos seus pedestais para se tornarem mais humanas, com personalidade, propósito e valores que ganhem a confiança desse consumidor, sem medo de desagradar a outros públicos, tornando-se, assim, uma marca mais transparente sobre suas atividades.

Quais são as vantagens de se ter uma marca autêntica?

Por ser uma marca que se não vê importância em expor suas imperfeições, você acaba atraindo o tipo de público que se identifica com essas mesmas características.

Quando uma marca autêntica é mais humana, é importante que ela aja como tal: ela precisa de ter valores, causas com as quais se engaje, uma personalidade com qualidades e defeitos que desperte a identificação dos consumidores, pois ela se apresenta de maneira coerente, tem um propósito por trás das suas ações, que é reconhecida pelo seu público.

Construir uma personalidade especial para seu negócio

A autenticidade também pode ser uma vantagem competitiva. Para transmitir a autenticidade da marca nos pontos de contato, é preciso mergulhar em características, qualidades, defeitos, interesses, valores e princípios que criem uma personalidade única para a marca, despertando, assim, a curiosidade e melhorando a identificação dos consumidores, conquistando um espaço especial na mente que o diferencia dos seus concorrentes.

Orientar melhor os funcionários da empresa

Ter uma marca autêntica tem a capacidade de direcionar todos os colaboradores do seu negócio, e envolve-los mais pessoalmente com as diretrizes seguidas. Todos devem estar alinhados às atitudes da marca em sua essência, como a marca se comporta tanto internamente quanto externamente, ajudando, assim, a criar estratégias que estejam de acordo com o proposto.

Aumentar o valor da marca

Assim como uma pessoa valoriza outra pelas dificuldades que essa pode ter passado, a credibilidade e reputação da sua marca podem se aproximar pelo fator de respeito e se tornar um poderoso ativo intangível da empresa.





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