Inbound Marketing: as 5 etapas para você conquistar mais clientes

Através dessa estratégia, você consegue acompanhar e entender as necessidades de seus clientes, além do poder de medir seus resultados, identificar seus pontos fortes e os pontos onde sua empresa precisa melhorar.

Com as novas tendências do mercado consumidor, muitas empresas estão repensando em suas estratégias principais de marketing, afim de acompanhar essa mutação no comportamento dos consumidores. De acordo com essa nova realidade, é necessário ter uma comunicação mais direta com os nossos clientes, conhecê-los para atraí-los até o seu negócio. Mas, como chamar a atenção do público certo sem ser invasivo?

O Inbound Marketing é conhecido como o “marketing de atração”, pois aqui é o cliente quem procura a empresa, e não o contrário, pois define um conjunto de estratégias focadas nas necessidades e nos desejos dos clientes, afim de seduzi-lo para sua empresa.

Para isso, é necessário conquistar seus clientes, fazendo com que se apaixonem por sua marca, conduzindo-o até a etapa de compra, através das 5 etapas do Inbound Marketing é possível acompanhar o caminho de potenciais clientes e convertê-los em leads, relacionar-se com eles, fechar uma venda e analisar o processo para aperfeiçoá-lo cada vez mais.

Etapa 1: atrair

A primeira etapa de Inbound Marketing é atrair as pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço. Sendo assim, é necessário usar algumas ferramentas para chamar a atenção do público que mais se identifica com seus produtos ou serviços.

Produção de conteúdo:

Essa é a essência do Inbound marketing. Somente através da criação e troca de informações com seus potenciais clientes você pode atrair cada vez mais consumidores, conhecê-los pela forma que interagem, descobrir seus desejos ou necessidades, e, assim, atrair as pessoas corretas no tempo certo e de uma forma natural.

SEO:

Para você ser “encontrado” pela pesquisa, é aconselhável fazer o processo de SEO no seu site de vendas, que nada mais é do que Otimizar o mecanismo de busca orgânico com sua palavra-chave para que mais pessoas possam encontrá-lo nas primeiras posições do Google. Dessa forma, seu conteúdo possa alcançar quem está procurando de forma mais fácil.

Links Patrocinados:

Para algumas empresas, os links patrocinados podem servir como uma ótima estratégia para atrair, devido à sua capacidade de segmentar um público em específico. É uma forma de atrair visitantes para consumir seu conteúdo e suas ofertas.

Mídias Sociais:

A mídia social é um excelente canal de divulgação, que não somente ajuda a atrair visitantes ao seu site, como também o mantém fiel e atualizados com suas novidades e promoções.

Etapa 2: converter

Após atrair e conduzir seus leads por todo o ciclo de compra, você deve ajuda-lo a chegar ao estágio de venda, pois seu objetivo principal deve ser transformá-lo em seu cliente. Aproveite as informações que você tem sobre o seu lead para entrar em contato com ele, realizar a venda ou enviar uma oferta imperdível para as compras em sua loja online.

Etapa 3: Relacionar

Para poder se relacionar melhor com seus clientes, é necessário identificar quais são os nossos leads qualificados e podemos saber se estão preparados ou não para continuar o processo de compra.

E-mail marketing:
Através de conteúdo relevante e de qualidade, você pode manter seus leads atualizados sobre informações que se relacionam diretamente com seu negócio. Dessa forma, você mantém contato direto com seus consumidores, e ainda fornece avisos sobre promoções.
Automação de marketing
Com a automação de marketing, você pode realizar diferentes ações, como segmentação de leads e distribuição do mesmo conteúdo para a equipe de vendas. A aplicação dessa estratégia irá ajudá-lo a reduzir o tempo dos processos e torná-los ainda mais eficazes.
Nutrição de Leads
A nutrição de leads é uma ação que prepara de forma educativa, pois é a melhor forma de se aproximar intimamente do seu cliente. Permite uma comunicação com seus leads de maneira quase pessoal, compreendendo seus problemas e fornecendo soluções para cada etapa até processo final de compra.

Etapa 4: Venda

Após atrair e conduzir seus leads por todo o ciclo de compra, você deve ajuda-lo a chegar ao estágio de venda, pois seu objetivo principal deve ser transformá-lo em seu cliente. Aproveite as informações que você tem sobre o seu lead para entrar em contato com ele, realizar a venda ou enviar uma oferta imperdível para as compras em sua loja online.

Etapa 5: Análise de Vendas

Com o objetivo de conhecer os resultados das suas estratégias, e saber se realmente está trazendo bons resultados para o seu negócio, a quinta e última etapa tem como objetivo principal a análise de todo o processo de Inbound Marketing que seu cliente percorreu. Através de ferramentas como o Google Web Analytics, você pode medir os resultados de suas campanhas e identificar possíveis melhoras na forma de se aproximar dos seus leads.

Quer saber como começar a usar essa estratégia na sua empresa e alcançar muito mais clientes? Marque uma reunião com a Equipe Comuniccar e saiba mais sobre como alavancar suas vendas nesse novo cenário comercial.





Quer melhorar os resultados da sua empresa?