Entenda o que são Fluxos de Cadência aplicado em vendas

Uma das estratégias de marketing mais usadas, permite que você mantenha contato direto com seus consumidores. Confira nesse post como aplicá-lo no seu negócio

Fluxos de cadência nada mais é do que o planejamento e estruturação de um contato direto com os prospects, onde são definidas as variações necessárias de interação, que vão compor o fluxo, apontando quais são os melhores canais para abordar esse consumidor.

O principal desse planejamento de contato é coordenar as ações a serem tomadas. Quanto mais organizadas e com etapas definidas, maiores são as chances de conseguir conversões e progressão no funil de vendas, trabalhando com a definição de três pontos principais:

  1. quando o prospect deve ser abordado;
  2. por quais canais ele vai ser abordado;
  3. qual a frequência desses contatos.

Definindo sua estratégia: a organização dos fluxos de cadência

A ideia é oferecer mais organização ao time de comercial da sua empresa. Sem uma boa estrutura, a tendência é que não seja feito o número de contatos adequado antes do abandono de um lead.

Também vale lembrar que usar mais de uma forma de se comunicar com seu cliente é menos agressivo, mas igualmente eficaz. Buscando uma resposta desse prospect, você pode chegar abordar esse consumidor através de diversos meios de comunicação diferentes, então é indispensável garantir que todas essas ferramentas sejam exploradas.

Intervalo de contato

Outro planejamento importante de se fazer é o intervalo entre as ações. Quanto maior é a progressão desse lead no funil de vendas, maior deve ser também o espaço de tempo entre um contato e outro e, para isso, a melhor forma de estruturar esse roteiro é pensar em casa fase de contato.

Quando se trata de um público que ainda não tem contato com a sua marca, e ainda precisa ser “atraído para o funil”, são necessárias ações mais agressivas, justamente para causar essa atração inicial. Após esse primeiro contato, há um processo mais lento de educação, estreitamento e engajamento, até chegar na conversão final.

Após a conclusão, os intervalos de contato devem aumentar para não causar um desgaste nesse consumidor por conta de contatos excessivos.

Como aplicar os fluxos de cadência na área de vendas

Como toda estratégia de marketing, essa também segue uma lógica a ser respeitada, afim de gerar melhores resultados. Para isso, trouxemos 4 passos simples para você introduzir os fluxos de cadência no seu negócio.

1. Contatos

Com o avanço da tecnologia e das formas de comunicação, é possível falarmos sobre o conceito de omnichannel. Esse conceito surgiu pelo fato de nenhum indivíduo ter somente uma forma de contato atualmente, um lead pode se utilizar de diversas plataformas diferentes, e é exatamente esse ponto que deve ser explorado.

Sendo assim, o mais inteligente é planejar contatos alternados, realizando essa abordagem utilizando os principais canais, como telefone, email e perfis em redes sociais. A alternância é uma garantia de mais opções de contato, aumentando as chances de sucesso.

2. Metas

Por mais que os resultados sejam bons, é muito vago saber se, de forma geral, o trabalho é positivo se não foram traçados objetivos de onde se esperava chegar. Antes de tudo, é importante definir metas de contatos que foram feitos e quantos leads progrediram no funil, por exemplo.

3. Contato Personalizado

Definir um bom conteúdo para cada etapa do funil de vendas é fundamental para seu planejamento, para esse contato se tornar mais próximo do “íntimo” do que do “robô”, e por mais que existam ferramentas de automação para esse processo, é essencial se preocupar na personalização de cada contato. Essa humanização é parte da abordagem de times comerciais que estão preocupados em como seus prospects e leads vão ser impactados.

4. Pesquisas

A melhor forma de estruturar seu fluxo de cadências é através da pesquisa de leads, assim como seu aperfeiçoamento futuro. Por isso, é importante para a estratégia saber quais os meios de comunicação são mais fáceis realizar esse contato.

Saber quais são as plataformas mais utilizados pelos seus leads a abordagem tende a ficar mais íntima, gerando retornos imediatos.





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